JOYCE RIBEIRO
São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais - Brasil - 1986
Sou artista, historiadora e professora. Pesquiso sobre a construção dos sistemas de representação na escrita historiográfica. Minhas proposições possibilitam releituras sobre a formação de fronteiras, limites institucionais, políticos e econômicos entre os espaços territoriais.
A contação de histórias é um elemento fundamental em meu trabalho. As narrativas dialogam entre a micro e a macro história, conduzem a construção de imagens e objetos imaginários, criando conflitos que colocam o público em dúvida quanto à veracidade dos fatos, propondo reflexões sobre o tempo presente.
Tenho interesse em pensar e discutir sobre forças invisíveis e imaginárias que desconstroem espaços delimitados e determinados. Nessa perspectiva, proponho rotas de trocas que podem romper fronteiras estabelecidas, por meio de histórias que questionam hierarquias e possibilitam o pertencimento.
As proposições e intervenções acontecem com ou sem anuência institucional registradas de forma ocasional, em fotografias, materiais cedidos pelo público, áudios, dados gráficos, histórias (textos) e vídeos.
BIO
Sou artista, com formação em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG e pós-graduada em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica, PUC/SP. Educadora e escrevo material didático no campo das artes visuais. Vivo e trabalho em São Paulo desde 2014.
2024 - POSVERSO - Bienal Internacional de Poesía Experimental de Argentina. MARGINALIA, Notas, visiones y escrituras en los bordes. Curadoria: Ana Montenegro y Silvio De Gracia. Fundación Casa Pronto Junin, ARG
2024 - Exposição Afeiçoar-se. Curadoria: Nilton Campos. Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro, RJ
2024 - Laboratório Biblioteca-floresta, proposição artística Simone Moraes, Padre Bernardo, GO
2023 - Laboratório Semente, Biblioteca-floresta, proposição artística Simone Moraes, Padre Bernardo, GO
2023 - 2022 - Exposição/proposição - Conversas de Bageira - RAUS café, Pátio Victor Malzoni, São Paulo, SP
2021 - Projeto Bageira - Residência artística no Sítio Nossa Senhora Aparecida - São Gonçalo do Sapucaí, MG
2021 - Exposição coletiva (virtual) - SAPUCAIA - Edital Agenda GAP 2020 – UFES – Universidade Federal do Espírito Santo, ES
2020 - Prêmio RespirArte, Fundação Nacional de Artes, FUNARTE - SP
2020 - Salão de Vinhedo, SAV - SP
2019 - III Encontro de Egressos da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG
2017 - 15ª edição do Programa de Exposições do Museu de Arte de Ribeirão Preto, MARP - SP
2016 e 2015 - Finalista do “Prêmio Arte na Escola Cidadã” com a ação “Queria algo além, muito além de mim”